A melhor cidade do mundo
Londres é uma capital com população plural, imigrantes e filhos de migrantes de todo o mundo (incluindo o atual Primeiro Ministro da Inglaterra, Rishi Sunak). Eleita a melhor cidade para se viver pelo sétimo ano seguido, segundo pesquisa realizada pela World’s Best Cities, a cidade de Londres mostra muito mais do que a Bett UK.
Em nossa mais recente imersão, realizada em março de 2023, tivemos a oportunidade de viver a cidade como um habitante local. E essa é uma das premissas da nossa imersão: nos misturamos com os locais para ver, tocar e sentir como a cidade funciona e o que ela pode ensinar para a gente.
Uma grande referência em educação
Quando falamos em educação, a Inglaterra se destaca pelo seu sistema educacional que une a tradição com a modernidade. Encontramos algumas das Universidades mais antigas do mundo, como Oxford, fundada em 1.090, e escolas novas, que olham para o presente e para o futuro.
O conceito de competência, que está presente em toda a nossa BNCC, surgiu no Instituto de Educação da University of London, no final do século XIX. E a integração da educação com a tecnologia é estudada constantemente com apoio da Besa, a Associação das EdTechs Britânicas.
Por que a violência não aparece nas escolas?
Sempre que um caso de violência em escolas aparece no Brasil ou no mundo, nos deparamos com a mesma pergunta: por que não vemos esses casos na Inglaterra?
Em março de 2023, em visitas em escolas e em conversas com Diretores de Escolas inglesas, aprendemos que os adolescentes e seus comportamentos são iguais em qualquer lugar no mundo. Mas nas escolas inglesas há um tratamento diferente para prevenir o extremismo. Um currículo anti-bullying foi desenvolvido pela Anti-bullying Alliance, e é apoiado pela BBC, pela Associação de Pais e por ações governamentais.
Mas, além de criar programas de apoio, as escolas se comprometeram e construíram diretrizes de combate ao bullying e de posicionamento digital. Todos na comunidade escolar são envolvidos no processo, sejam estudantes, responsáveis, professores, funcionários administrativos ou gestores. E os documentos são públicos.
Estudamos o processo, tivemos acesso aos documentos base e ajudamos as escolas participantes a adequar as ações para suas comunidades.
A imersão e a aprendizagem
Nossa imersão não é contemplativa. Nós visitamos, estudamos juntos e ajudamos sua escola a criar alternativas seguras para o trabalho em sua comunidade.
Por isso não viajamos sem antes estudar a sua realidade, criar parcerias de trabalho na Inglaterra (como o Governo Britânico, por exemplo) e realizar uma imersão que tenha total conexão com os desafios que a sua escola enfrenta.
Não perca a nossa próxima imersão, em janeiro de 2024!
Comments